Norte de Portugal

O que visitar em Viana do Castelo? Roteiro Turístico

o que visitar em viana do castelo

As cidades portuguesas são conhecidas por serem extremamente charmosas devido a toda a sua bagagem histórica. Se você está planejando a sua viagem mas ainda não tem a menor ideia de o que visitar em Viana do Castelo, este post pode ser muito esclarecedor.

A cidade fica situada no norte de Portugal, é um destino até que bastante procurado pelos turistas. É um lugar interessante para aqueles que desejam descansar da correria do dia a dia e simplesmente apreciar uma boa vista.

A cidade possui belíssimas construções medievais, se você já se identifica com história, este com certeza será um passeio agradável para você. Há muito para se ver, então não se preocupe com a falta de o que visitar em Viana do Castelo, isso não é, nem de longe, um problema.

O que visitar em Viana do Castelo

Esta é uma cidade bem simples para se visitar, há muito para se ver por toda a parte. Quem passa por lá normalmente deseja voltar, afinal, é um ambiente muito agradável e receptivo.

Viana do Castelo é uma cidade bem tradicional, então em determinadas épocas do ano é possível para os visitantes participarem de festas culturais, o que pode ser uma experiência única e interessante.

Além de todos os pontos positivos já citados, esta cidade é uma ótima oportunidade para aqueles que desejam conhecer mais a fundo a cultura portuguesa, justamente por se tratar de uma cidade tão tradicional.

Santuário de Santa Luzia

visitar Santuário de Santa Luzia
@olhares.sapo.pt

Não se pode falar desta cidade sem, primeiramente, citar o Santuário de Santa Luzia. Se você ainda não tem no papel todas as ideias de o que visitar em Viana do Castelo, coloque o Santuário no topo de sua lista.

Este templo funciona como o cartão postal da cidade, a grande maioria dos visitantes que passam pela cidade não vão embora sem pelo menos uma fotografia em frente ao templo.

É uma construção belíssima, todos que por ali passam saem apaixonados por esta estrutura. Para os visitantes mais interessados, é possível subir ao telhado do Santuário, pagando um valor simbólico de 0,80€, para apreciar a bela vista de lá de cima.

Caso você se interesse, é possível se informar com determinadas empresas que oferecem o serviço de teleférico. O Santuário fica em um local bastante elevado, então talvez valha a pena aproveitar o passeio de ida e volta de teleférico, já que o valor também costuma ser bastante em conta.

Castelo de Santiago da Barra

visitar Castelo de Santiago da Barra
@visitportugal.com

Portugal é um país muito conhecido por castelos e templos, então em Viana do Castelo não pode faltar. Este não é um imenso castelo, imponente e cheio de detalhes, como a maioria. Este é um singelo castelo, que remete muito à sua época.

Não se engane quem acha que, por ser simples, a visita não vale a pena. É possível para os visitantes caminharem ao redor das muralhas do castelo, que contam com valas no chão que serviam antigamente para que intrusos não pudessem acessar o castelo sem permissão.

Eventualmente a ponte se abaixa para que os visitantes consigam entrar, vale a pena consultar os horários de funcionamento na hora de visitar o local, já que isto pode mudar de acordo com a temporada.

Centro da Cidade

Centro da Cidade
@radioaltominho.pt

Esta pode ser uma opção bastante inteligente de o que visitar em Viana do Castelo, principalmente se você não tiver tanto tempo disponível. Se você é uma destas pessoas que adoram levar lembranças para os amigos e familiares das cidades que visita, o centro pode ser o lugar certo.

Por lá é possível encontrar inúmeros tipos de estabelecimentos e serviços, então é, também, um ponto de socorro para caso você necessite de algo com urgência. Por lá é possível desde ter um momento agradável apreciando um bom prato, até simplesmente passear pelas lojas sem compromisso.

Além do comércio, o centro e os bairros são muito visitados por conta das construções. As ruas são estreitas e bastante coloridas, alegres, é de prender a atenção de qualquer um. Para aqueles que apreciam boas fotos, o centro é um prato cheio.

Museu da Arte Decorativa

visitar Museu Arte e Arqueologia
@olharvianadocastelo.blogspot.com

Na dúvida de o que fazer em Viana do Castelo, considere conhecer o Museu da Arte Decorativa, você certamente não irá se arrepender. O museu fica localizado em uma construção bastante antiga, uma espécie de castelo, o que valoriza ainda mais o passeio por lá.

O ponto de exposição deste museu são as decorações, como já diz o próprio nome, e isso é mostrado na própria mobília do museu, assim como nas pinturas e detalhes presentes por toda a parte.

O museu é constituído por dois andares, onde o primeiro foca mais nas mobílias e o segundo em pinturas em azulejo, que buscam retratar a realidade da cidade há algum tempo atrás. É um passeio muito interessante e bastante cultural, vale a pena.

Praça da República

Praça da República em viana do castelo
@guiadacidade.pt

A Praça da República é um bom lugar para se colocar na lista quando bate a dúvida de o que visitar em Viana do Castelo, já que é um lugar simples e informal, que tende a agradar todos os tipos de visitantes.

Se não sabe o que visitar em Viana do Castelo praticar caminhadas e colocar os exercícios físicos em dia, a praça pode ser um bom lugar para se passear. Para aqueles que vão a passeio sozinho e desejam conhecer novas pessoas, a Praça também pode acabar trazendo ótimas experiências.

O lugar pode render boas fotografias, já pode ser um lugar tão conhecido da cidade. Vale a pena passar por lá com tempo, para apreciar as construções que margeiam a praça e os seus redores.

Viana do Castelo é uma típica e tradicional cidade portuguesa, se você está em busca de um passeio rico em cultura e beleza, você com certeza está visitando o lugar certo.

Visite o site da câmara de Viana do Castelo»

Mapa com roteiro de Viana do Castelo

Agora, com as dúvidas de o que visitar em Viana do Castelo resolvidas, é só arrumar as malas e partir. Bom passeio!

Veja o que pode visitar:

About the author

Redação

Leave a Comment