Centro de Portugal

O Que Visitar em Coimbra: Roteiro com 8 Sítios a não Perder

visitar coimbra

Coimbra, uma cidade apaixonante tanto para quem visita, quanto para quem vive por lá. Mesmo que este não seja o mais famoso destino de viagem português, opções não faltam de o que visitar em Coimbra.

Há muito tempo conhecida como uma cidade universitária, Coimbra traz muitas histórias em cada uma de suas construções e pontos turísticos.

A cidade de Coimbra é considerada muito importante para Portugal, além de estar muito bem localizada, a cidade ganhou fama devido a qualidade do ensino por lá.

Mas afinal… O que visitar em Coimbra?

A “cidade do conhecimento” como também é chamada Coimbra, atrai milhares de turistas todos os dias devido à sua importância histórica.

Os entusiastas da cultura e história portuguesa tratam Coimbra como um tesouro a céu aberto, o que não é nenhum exagero.

1- Biblioteca Joanina

biblioteca joaninha em coimbra

@maisportugalturismo.blogs.sapo.pt

Quando visitar Coimbra não pode perder a velha Biblioteca Joanina, é uma das construções mais incríveis e exuberantes de todo o mundo.

A História nos conta que a mesma foi construída em meados do século XVIII, ela fica instalada no interior do Palácio das Escolas.

O local possui uma imensa influência barroca, o que apaixona quem a visita. É sem dúvidas um ambiente diferente de todos. Serve como local de pesquisa, então os mais interessados podem usar o ambiente para aprimorar os seus conhecimentos.

O lugar pode render boas fotos para aqueles que não estão lá mesmo tão interessados com as utilidades do lugar.

2- Jardim da Manga

jardim manga

@trekearth.com

O jardim fica localizado na freguesia de Santa Cruz. Sendo considerada uma obra completamente Renascentista, a arquitetura é um tesouro no solo português.

O lugar acabou sofrendo algumas alterações com o passar dos anos, mas ainda vale a pena a visita.

3- A Sé Velha

visitar se velha de coimbra

@centrotv.pt

A Sé Velha é uma das melhores lugares para visitar em Coimbra. Além da mesma ter sido construída há muito, muito tempo atrás, a sé encontra-se muito bem conservada, o que valoriza muito a visita.

Para aqueles mias ligados à História, vale a pena saber que a Sé é uma das únicas construções românticas de Portugal, pelo menos entre as que existem até hoje.

Vista pelo lado de fora, a Sé se parece muito com um castelo, uma fortaleza. De fato é uma bela construção. Para aqueles que apreciam boas fotos, este pode ser um lugar e tanto para se passar.

4- Conheça a baixa Coimbra

baixa de coimbra

@questoesnacionais.blogspot.com

Com um nome muito sugestivo, a Baixa é, basicamente, a parte mais baixa da cidade de Coimbra. Enquanto o ponto mais alto da cidade é a Universidade, a Baixa é onde fica o centro histórico, repleto de comércios e parta visitar.

É um bom lugar para se conhecer mais sobre a cultura da cidade, e também um pouco mais informal, diga-se de passagem.

As ruas por ali são bem estreitas, se pode ver dos dois lados construções bem antigas. Durante este passeio vale experimentar um prato típico da cidade e tirar boas fotos.

5- A incrível gastronomia de Coimbra

arrufadas de coimbra

@asenhoradomonte.com

Esta não é uma simples ideia de lugar, mas uma real dica de o que visitar em Coimbra. Visite todos os lugares que possam lhe trazer uma agradável experiência culinária, você não irá se arrepender.

Coimbra é especialmente famosa por seus deliciosos doces, tais como os pastéis de nata e o pastel de Santa Clara. Para quem está louco para provar estes tesouros da culinária portuguesa mas não sabe onde ir, na própria baixa é possível encontrar estas delícias.

Visitar Comibra e não conhecer a culnária é como ir a roma e não ver o Papa. Não há maneira mais simples de conhecer mais sobre uma cultura, se não provando um pouco de sua culinária, não é mesmo?

6- Museu Nacional Machado de Castro

visitar Museu Nacional Machado de Castro

@centerofportugal.com

Esta é uma parada indispensável para aqueles que desejam ir conhecer a cidade de Coimbra. Sem dúvidas, o Museu Nacional Machado de Castro é um dos mais relevantes para o país de Portugal.

O museu ocupa o que antigamente era o Paço Episcopal de Coimbra, possuindo uma grande variedade de coisas para se conhecer dentro de seu interior.

Lá dentro é possível encontrar de tudo, desde esculturas até pinturas, tudo muito bonito e interessante de se ver. Todos que por ali passam elogiam também a decoração do museu, que é muito bem cuidado por sinal.

Esta é uma atração tanto para os mais interessados pela arte, quanto para os curiosos que não dispensam um bom passeio.

7- Jardim Botânico

jardim botanico de coimbra como visitar

@boacamaboamesa.expresso.sapo.pt

Na Universidade de Coimbra é possível conhecer o aconchegante Jardim Botânico, que pode ser uma boa ideia de o que visitar em Coimbra. O Jardim foi inaugurado por volta do século XVIII e possui treze hectares de tamanho.

Vale a pena passar por lá para uma boa caminhada, um piquenique ou simplesmente para descansar. O jardim possui a entrada gratuita, então é acessível a todos. Existe muito para se conhecer lá dentro, tal como as Estufas.

Aqueles que apreciam boas fotos também podem se apaixonar pelo ambiente, já que é um belo cenário, propício à criação de boas fotos.

8- Quinta das Lágrimas

jardim das lagrimas em coimbra

@turismodocentro.pt

Este é um lugar com a mais forte lenda Portuguesa, os que se interessam por este tipo de assunto adorarão visitar o lugar. A suposta amante de D. Pedro foi assassinada no lugar, a mando do seu pai. É muito interessante, a lenda é contada vezes e mais vezes por todo o solo português.

A Quinta das Lágrimas pode ser visitada até hoje, conta-se que Inês foi assassinada junto da fonte, e que o seu sangue tingiu de vermelho as algas ali presentes.

Mapa do roteiro turístico

São inúmeras opções de o que visitar em Coimbra, que podem agradar todo o tipo de público.

Seja você um apaixonado por história ou somente um visitante comum, você com certeza sairá satisfeito da cidade, com vontade de voltar.

També pode interessar:

About the author

Redação

Leave a Comment