Centro de Portugal

O que visitar em Castelo Branco. 8 Sítios a não perder

o que fazer em castelo branco

Castelo Branco, uma das cidades portuguesas com melhor índice de qualidade de vida. Se você pretende viajar até lá mas não sabe o que visitar em Castelo Branco, fique sabendo que opções por lá não faltam.

A cidade fica situada no interior de Portugal, tendo seu clima bem temperado. Na hora de fazer as malas vale sempre levar um bom casaco, só em caso de uma frente fria, afinal, melhor prevenir do que remediar.

Mas afinal de contas, o que visitar em Castelo Branco?

Bom, na verdade a cidade é bem conhecida por possuir ótimos museus e jardins, mas como toda cidade, existem outros tipos de atrações. Tudo sempre depende daquilo que o visitante tem em mente, o seu gosto acabará te dizendo o que visitar em Castelo Branco.

Ainda assim, este artigo vem para auxiliar aqueles que estão em dúvida, de modo que consigam fazer as malas com mais segurança, tendo em mente o que fazer após chegarem na cidade.

Mirador de São Gens

Mirador de São Gens castelo branco

@www.joaomorgado.com

Junto ao que sobrou do Castelo de Castelo Branco, construído em meados do século XIII, está o grande Mirador de São Gens, que faz as vezes das torres do antigo castelo que ali havia. A vista do mirador é deslumbrante, é possível ver grande parte da cidade de lá de cima, além de render incríveis fotos para recordação.

Existem lá ainda as ruínas do castelo, que também atraem muitos olhares curiosos. Só pela vista incrível já vale a visita, então o Mirador de São Gens deve ser um ponto obrigatório para quem ainda não sabe exatamente o que fazer em Castelo Branco.

Palácio Episcopal

visitar o palacio castelo branco

@cm-castelobranco.pt

O Palácio Episcopal, além de possuir uma arquitetura muito bonita e interessante, guarda dentro de si ainda o museu de Francisco Tavares Proença Júnior, que vale muito a pena ser visitado.

O museu fica localizado ao norte da cidade de Castelo Branco, a história indica que sua construção aconteceu durante o século XVIII. Para os visitantes que se interessam pela arte, a duvida de o que visitar em Castelo Branco acabou.

Catedral de Castelo Branco

visitar Catedral de Castelo Branco

@portugaltravel.org

Também conhecida como a Igreja de São Miguel, a Catedral de Castelo Branco atrai muitos turistas diariamente. A igreja está lá desde meados do século XVIII, tendo sido modificada com o passar do tempo.

Ainda que com todas as restaurações feitas, a igreja possui fortes traços da arquitetura medieval, o que atrai historiados ou entusiastas do assunto. Para os leigos, a igreja pode ser uma visita muito interessante somente por sua beleza magnitude.

Jardim do Paço Episcopal

Palácio Episcopal

@turismodocentro.pt

Este é o jardim do antigo Palácio Episcopal, já citado aqui anteriormente. O jardim é um imã para turistas, um verdadeiro tesouro em Castelo Branco. O jardim servia para que o bispo pudesse ter alguns momentos agradáveis de descanso e está lá até hoje, muito bem cuidado por sinal.

É o ambiente ideal para um divertido passeio em família, pode ser uma pedida bem inteligente para quem tem pouco tempo na cidade mas ainda não sabe o que visitar em Castelo Branco.

Castelo de Penamacor

Castelo de Penamacor em castelo branco

@www.guiadacidade.pt

Dentro do distrito de castelo branco, ao norte de Monsanto, fica o magnífico Castelo de Penamacor. O castelo fica, mais precisamente, localizado ao topo de uma montanha, o que acaba por valorizar ainda mais o passeio até lá em cima.

Ao topo da torre é possível enxergar um lindo contraste da natureza com o ambiente urbano, uma paisagem única. A torre por si só já faz valer a pena a viagem, somando com a visão de lá de cima… é de se perder o ar!

Catedral de Idanha-a-Velha

onde fica Catedral de Idanha-a-Velha em castelo branco

@naturtejo.com

A lindíssima Catedral de Idanha-a-Velha é um verdadeiro tesouro histórico guardado nas terras portuguesas, se você ainda não souber o que fazer em Castelo Branco, lembre-se de colocar este destino no seu roteiro de visitas.

A Catedral foi construída lá pelo século VI e se encontra muito bem conservada. Historiadores vão aos montes em visita à catedral, já que ela está cercada de valiosos restos arqueológicos. Não deixe de conferir este ponto interessantíssimo da cidade.

Parque da Cidade

Parque da Cidade em castelo branco

@www.albigec.pt

O Parque da Cidade fica logo em frente ao Jardim do Paço Episcopal, então visitar Castelo branco vale a pena visitar os dois lugares de uma só vez. A terra em que hoje está distribuído o parque, antigamente era usado para a prática da agricultura.

O parque costuma ser muito bem cuidado, de modo que pode ser cenário para uma tarde agradável com amigos, ou até mesmo uma caminhada a dois. O lugar é ótimo para tirar belas fotografias e também para apenas descansar.

Dentro dos limites do parque existe uma pequena área de lazer infantil, o que dá aos pais uma certa tranquilidade e segurança, além de existirem fontes de água, que deixam o passeio ainda mais interessante. Na dúvida de o que visitar em Castelo Branco, vá até o parque da cidade.

Castelo da Penha Garcia

Castelo da Penha Garcia em castelo branco

@guiadacidade.pt

O Castelo da Penha Garcia é um lugar interessantíssimo para quem gosta de boas lendas, a sua estrutura já bem desgastada pelo tempo traz arrepios, mas é sem dúvidas uma ótima dica de o que visitar em Castelo Branco. A lenda conta sobre um sequestrador que teve sua sentença decidida como pena de morte, mas devido aos pedidos da própria vítima, ele não foi morto.

A lenda conta que a então pena de morte foi reduzida para a mutilação de um membro do corpo, e segundo a mesma o homem mutilado ainda vaga pelas ruínas do Castelo. Claro que isto é somente uma lenda, como as muitas que todas as antigas construções guardam, mas para os turistas é sempre interessante saber mais sobre o lugar que estão a visitar.

Para mais informações visite o site da Câmara Municipal aqui.

Mapa do Roteiro

Viu?! Opções de o que visitar em Castelo Branco não faltam, e claro que estas foram somente algumas das várias sugestões possíveis de o que fazer por lá. Faça as malas despreocupado(a), afinal, agora você já sabe onde ir.

Também pode interessar:

About the author

Redação

Leave a Comment