Centro de Portugal

O que visitar em Aveiro? 8 locais a não Perder

visitar aveiro

Acabou de chegar a cidade e não sabe o que visitar em Aveiro? Ou até mora perto e gostaria de explorar mais o que fazer em Aveiro? Então deixe-me dizer que entrou na página certa, pois preparamos uma lista com os melhores sítios para visitar no Distrito.

Mas, se é “marinheiro de primeira viagem”, e não conhece nada da cidade e ficou interessado em saber o que visitar em Aveiro e arredores, não se preocupe, pois, preparamos um roteiro especial para orientar a sua estadia na cidade. Assim, vai poder visitar os melhores sítios em Aveiro que este belo Distrito tem para oferecer, e saber exatamente, o que fazer  enquanto estiver em visita pela cidade.

O que visitar em Aveiro?

Esta cidade portuguesa é uma das mais encantadoras do país, e possui muitos atrativos. Na verdade, ela é de uma beleza fascinante, tanto é que a cidade é considerada a “Veneza portuguesa”, por conta de seus canais, pontes e pequenas embarcações (os moliceiros) que passam no meio construções típicas portuguesas.

Salinas de Aveiro

salinas de aveiro

Se ainda está na dúvida que locais a visitar em Aveiro, comece pelas suas salinas. Na cidade, a produção de sal sempre representou um papel importante na economia local, e, junto a esses sítios, pode tanto apreciar as aves que circundam a região (muito bonitas, por sinal), quanto observar o trabalho dos chamados marnotos, os profissionais que trabalham nas salinas.

Ainda pode aproveitar para tomar um belo banho salgado (e, também enlameado, por que não?) nas poças que se formam nas salinas, em horário que vai sempre das 10h00 às 19h00. As águas do local possuem temperatura muito agradável (cerca de 20°C), e, além disso, são repletas de nutrientes e sais minerais ótimos para a sua saúde. Ou seja, banhar-se nelas é uma terapia e tanto!

Contatos:

+351 915 390 990 –  Email:[email protected]

Oficina do Doce

oficina do doce

@centerofportugal.com

Aqui, é pra quem aprecia e não resiste a umas boas guloseimas. A oficina está localizada bem no centro da cidade de Aveiro, e nela terá o prazer de acompanhar, ao vivo, a confecção dos deliciosos doces de Aveiro. Isso sem contar que pode experimentar os famosos ovos moles, um doce típico da cidade, e que fazem muito sucesso.

Na oficina ainda tem como adquirir outros doces típicos da região, bem como artesanato feito exclusivamente em Aveiro. O horário de funcionamento é de 10h00 às 18h00, todos os dias da semana. Uma excelente alternativa pra quem não resiste a um doce pra lá de gostoso!

Contato: +351 234 098 840

 Praça Humberto Delgado

Aveiro

@retratosdeportugal.blogspot.com

Se está de carro, basta colocar no seu GPS “Praça Humberto Salgado”. Se estiver a pé, então,o melhor é pegar o comboio, seguir pela Avenida Dr. Lourenço Peixinho (mais conhecida como “A Avenida”), que fica exatamente em frente à estação de comboio. Pronto! Terá chegado à praça!

O local é realmente muito bonito. Ela fica em cima do Canal Central, e é aí que pode aproveitar o apelido de “Veneza portuguesa”, e fazer um belo passeio de moliceiro em Aveiro. Com isso, consegue navegar pelos quatro canais da cidade, e ainda conhece as histórias peculiares que os habitantes do local contam.

Ainda aproveitando o passeio de moliceiro, conheça a zona histórica da cidade, os vários edifícios de Arte Nova, a conceituada Universidade de Aveiro, e muito mais. Um passeio encantador, acredite!

 Praia da Costa Nova

 Praia da Costa Nova

@TripAdvisor

Já que está em Aveiro, aproveite para visitar a Paria da Costa Nova, que fica fora do centro da cidade. É nessa praia que vai encontrar as tão famosas casinhas listradas e coloridas. Trata-se de um vilarejo bem interessante, principalmente, pra quem quer algo diferente do padrão de uma cidade portuguesa.

Uma ótima atração do local é a pintura geométrica das fachadas dos chamados “palheiros”, que são antigos armazéns de pescadores da região, que hoje foram transformados em casas de veraneio. Fica somente a 10 km do centro de Aveiro, e, para chegar lá pode pegar um autocarro na paragem da Rua Clube dos Galitos, que sai de hora em hora.

Um passeio turístico lindo e fascinante para se fazer em Aveiro.

Fábrica da Vista Alegre

fabrica vista alegre

@www.cm-ilhavo.pt

Caso esteja de carro e a visitar Aveiro por 2 dias ou 3, uma boa visita a ser fazer é na Fábrica de Vista Alegre (considerada uma das melhores do mundo),  localizada na cidade de Ilhavo, a cerca de 5,9 km de Aveiro. Nela, irá encontrar as famosas porcelanas portuguesas.

O contato da Fábrica é +351 234 320 628.

Museu Marítimo

museu maritimo aveiro

@museumaritimo.cm-ilhavo.pt

Ainda em Ílhavo, pode conhecer o belíssimo Museu Marítimo, o único do mundo que possui um aquário de bacalhaus vivos (isso mesmo!).

Os contatos do Museu são +351 234 329 990 e [email protected] .

Chegada a Aveiro em transportes públicos

Para visitar Aveiro com mais facilidade, a melhor opção continua a ser o comboio, pois além de  ser econômico evita apanhar trânsito à entrada da cidade o que poderia diminuir o tempo que tem para visitar a cidade.

Quem vem do Porto, por exemplo, há saídas de autocarros de meia em meia hora, aproximadamente. Existe uma maneira fácil de verificar os horários e preço das passagens através do portal Comboios de Portugal.

Sítios para descansar durante o passeio

Quando estiver a procurar o que visitar em Aveiro, caso precise descansar entre um passeio e outro, não se preocupe, pois a cidade tem locais próprios com essa finalidade.

Jardim do Rossio

Jardim do Rossio Aveiro

@portugaltravel.org

Um deles é o Jardim do Rossio, localizado junto à ria de Aveiro, bem no centro da cidade. Do jardim, pode contemplar o canal central da cidade, além de poder ver a bonita arquitetura dos edifícios de Arte Nova. E, claro, vai desfrutar de um belo jardim, enquanto se prepara para o próximo ponto do seu roteiro.

Parque da Fonte Nova

fonte casa nova aveiro

@www.portugaltravel.org

Quando visitar Aveiro outra localidade bastante indicada para um descanso é o Parque da Fonte Nova, com vastas zonas verdes, e que dá até pra fazer um bom piquenique no lugar. Seja para praticar desportos, ou simplesmente passear, trata-se de um parque bem acolhedor. Inclusive, uma das mais belas visões do local é ver o pôr do sol e o seu reflexo na ria de Aveiro.

O que fazer em Aveiro – Mapa com pontos turísticos

Agora entendeu o porquê visitar Aveiro? Esperamos que tenham gostado das dicas, e, principalmente, que tudo corra bem na sua viagem. Agora que já sabe o que visitar em Aveiro caso tenha um pouco de disponibilidade deixe o seu comentário do que gostou mais de ver na cidade…assim vai ajudar outros leitores que não sabem o que fazer em Aveiro.

About the author

Redação

Leave a Comment