Centro de Portugal

Ilha das Berlengas: 10 Coisas a Fazer no Arquipélago

visitar ilha das berlengas

Você já ouviu falar na Ilha das Berlengas? Se trata de um arquipélago português composto por três pequenas ilhas. Situado no Oceano Atlântico, fica há quase seis milhas a Oeste do Cabo do Carvoeiro. O arquipélago foi uma das primeiras áreas portuguesas a serem protegidas, então conta com uma grande parcela de seu território como reserva natural.

A Ilha das Berlengas é dividida em duas partes, Berlenga Grande e Ilha Velha, sendo habitada somente a primeira parte da Ilha. Para quem deseja visitar Berlengas, deve ter em mente que um passeio de barco deverá estar incluso nos planos, diariamente diversas empresas fazem o transporte entre Peniche e o Arquipélago.

O que fazer na Ilha das Berlengas

Para quem tem planos de visitar o arquipélago das Berlengas, a dúvida de o que fazer por lá pode acabar surgindo durante o processo de decisão sobre a ida, por isso decidimos postar este artigo, para auxiliar aqueles que desejam visitar a Ilha mas ainda não sabem o que fazer por lá.

Forte de São João Baptista das Berlengas

reserva natural da ilha das berlengas

@www.vortexmag.net

O Forte de São João Baptista das Berlengas, também conhecido como Fortaleza das Berlengas tem atraído muitos visitantes. O forte foi reformado em meados do século XX, mas ainda conta com muito da construção original, de modo a não ter perdido a sua história com o passar dos anos. É um ponto muito visitado por historiadores e por amantes de antiguidades, é com certeza uma parada interessantíssima para quem ainda não sabe o que visitar na Ilha das Berlengas.

Praia do Carreiro do Mosteiro

praia das berlengas

@pieces-of-moments.webnode.pt

O arquipélago possui belíssimas praias, dentre elas a mais visitada é a Praia do Carreiro do Mosteiro. Claro que não vale a pena deixar nenhum passeio de fora, mas para uma primeira impressão, esta praia pode ser a melhor pedida. É interessante que os visitantes saiam para explorar a área ao redor das praias, e depois desfrutem de um bom descanso na beira do mar. As outras praias, tais como a Praia do Forte são muito conhecidas por possuírem um pouco menos de areia, mas isso não influencia em nada na beleza indescritível destas praias.

Esta pode parecer muito óbvia, mas o ponto mais impressionante na Ilha das Berlengas é justamente toda esta natureza quase que intocada, vivendo livre bem diante dos nossos olhos. Aproveite para admirar as aves, os animais por ali presentes, as paisagens são impressionantes. Para quem deseja visitar Berlengas, é essencial que leve uma câmera fotográfica ou celular, já que boas recordações não irão faltar deste lindo lugar.

Farol da Ilha das Berlengas

farol das berlengas

@www.amn.pt

O farol das Berlengas também conhecido como Farol Duque de Bragança está localizado no ponto mais elevado da Ilha. Trata-se de uma torre em formato quafrangular com 29 metros de altura capaz de ser visto a 3 km de distância da ilha.

O farol ainda se encontra em funcionamento e para quem visita a ilha poderá ser interesante olhar de perto um farol construido entre  1897 e 1985 .

Centro de visitantes

centro do visitante berlengas

@berlengas.eu

O centro de visitantes é uma ótima parada para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a história da Ilha e sobre como funciona todo o trabalho realizado por lá. Neste lugar é possível conversar com os biólogos que cuidam da fauna e da flora ali presentes, o que pode ser interessantíssimo para quem gosta do assunto. Lá você pode descobrir um pouco mais sobre quais tipos de animais são possíveis de se encontrar nas redondezas, além dos tipos de plantas que normalmente existem por ali. É algo muito divertido e curioso de se conferir.

Sem dúvidas uma das paradas mais legais do passeio, é possível realizar excursões de barco até as grutas, onde se há muito para ver e para se fazer. Muitas pessoas adoram mergulhar em suas águas cristalinas, ou simplesmente entram para se banhar. A verdade é que a beleza das grutas é inegável, não tem como não se impressionar. Visitar a Ilha das Berlengas sem conferir as grutas é um grande erro, já que esta é uma experiência única e maravilhosa.

Para os aventureiros, existe a opção de camping. Dentre as atividades já mencionadas, a trilha é uma opção bem querida dos visitantes, então vale a pena para quem gosta apostar em um acampamento durante a estadia na Ilha. Claro que existem algumas regras, então é mais recomendado que os visitantes optem pelo camping já oferecido por lá, em vez de fazer por conta própria.

O penhasco das Berlengas

O penhasco da berlengas

Com uma trilha de mais ou menos um quilômetro desde o porto, é possível chegar no penhasco. É necessário tomar uma série de cuidados para visitar este ponto da Ilha, mas mesmo assim vale muito a pena a caminhada. É uma visão simplesmente deslumbrante, os tons de azul do mar são de encher os olhos, além do céu, que se estiver ensolarado otimiza ainda mais a paisagem. Este é um daqueles pontos dignos de se tirar foto, para se recordar a cada vez que olhar.

Muitas pessoas se interessam pelas possibilidades de mergulho na Ilha das Berlengas, que acabam por apaixonar os aventureiros. Existem pontos mais altos na ilha que são favoráveis ao mergulho, tendo ainda algumas embarcações afundadas espalhadas ao redor da ilha, o que é muito convidativo pelos amantes de história e coisas do tipo. Vale a pena aproveitar o mergulho equipado, só para garantir a segurança e o desfrute do resto do passeio.

Coisas a fazer nas Berlengas

Quem visita a Ilha das Berlengas jamais se esquece, é um lindo lugar para entrar em contato com a natureza e se desligar a correria do dia a dia. É, sem dúvidas, uma daquelas viagens que terminam deixando saudades e vontade de voltar.

About the author

Redação

Leave a Comment